Buscar
  • Farmácia Quintans

Pequeno-almoço nutritivo - energia garantida para todo o dia!

Nunca é demais relembrar a importância do pequeno-almoço: recarrega o corpo com a energia necessária depois de uma noite de jejum, acelera o metabolismo e aclara e alerta a mente!

Um bom pequeno-almoço é ainda o segredo para perder e manter o peso.




A aveia, o iogurte, as frutas… são alguns dos alimentos que não podem faltar nas escolhas do pequeno-almoço porque, além de serem ricos em fibra, ácidos gordos essenciais e açúcares completos, são também uma ótima fonte de energia para ajudar a enfrentar o dia-a-dia.


1) Aveia: um cereal rico em açúcares complexos, o que significa que fornece a energia necessária para começar o dia. A aveia também é rica em fibra, que ajuda a diminuir o colesterol e a regularizar o trânsito intestinal. Pode adicioná-la, por exemplo, ao iogurte, ao leite ou aos batidos de fruta.


2) Iogurte: rico em probióticos – microrganismos benéficos para a saúde, que mantêm o intestino saudável, ajudando a prevenir algumas doenças e aumentam as defesas imunitárias do organismo. Ricos em minerais e cálcio, são essenciais no desenvolvimento dos ossos.


3) Ovos: dão energia e ajudam a manter a concentração. Recomenda-se que os consuma cozidos, escalfados, mas nunca fritos.


4) Fruta: é uma fonte de energia que é absorvida rapidamente pelo organismo. Deve ser associada a um açúcar de absorção lenta ( pão escuro, por exemplo). A banana, por exemplo, é constituída por um elevado teor de potássio, importante para a prática de desporto, uma vez que previne as cãibras musculares e lesões.


5) Frutos secos: alimentos que fornecem muita energia, uma vez que contêm ácidos gordos essenciais e fibras. No entanto, o seu consumo deve ser moderado – recomenda-se seis por dia. Nozes, cajus amêndoas, avelãs ou amendoins, são algumas das opções que pode incluir no seu menu.


Para manter a energia constante durante o dia, evite passar muitas horas sem comer.

É importante fazer muitas refeições (5 a 6/dia), com pouca quantidade de cada vez. Deste modo, está a proporcionar ao organismo uma fonte regular de energia e a manter o seu metabolismo mais acelerado. 


Complemente o pequeno-almoço com:

• Chá

• Duas fatias de pão escuro torrado com azeite e tomate e fiambre ou Peru magro

• Um kiwi

• Leite 

• Iogurte

• Uma banana

• Seis nozes



#dicassaudáveis #FarmáciaQuintans

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo