Os probióticos são micro-organismos vivos que melhoram a saúde geral do corpo.
No nosso intestino vivem mais de 100 000 bilhões de microrganismos vivos, entre bactérias (centenas de espécies), leveduras, fungos e outros, e o equilíbrio entre eles é fundamental para a nossa saúde. O conjunto destes microorganismos formam o que conhecemos como a flora intestinal ou microbiota.
Entre as principais funções da flora intestinal estão proteger o nosso organismo de microrganismos patogénicos, facilitar a absorção de nutrientes, ajudar na digestão, fortalecer o sistema imunitário e prevenir alergias e intolerâncias e participar em múltiplos processos metabólicos, como a produção de vitaminas.
Ter uma flora equilibrada e variada é sinónimo de boa saúde e a incorporação de outras bactérias benignas, como os probióticos, pode-nos ajudar a melhorar e a manter esse equilíbrio e, assim, prevenir várias doenças. Os probióticos também ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando prisão de ventre e diarreia.
De fato, vários estudos associaram o desequilíbrio da flora intestinal a inúmeras doenças como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, cancro colorretal, etc.
Os probióticos mais comuns são: lactobacilos acidófilos, casei, enterococus faecalis, faecium, bulgárico, lactis, plantarum, estreptococo termófilo, Lactococcus lactis spp lactis, B. infantis,...
Existem duas formas principais de consumo: através de alimentos com probióticos naturais, como o iogurte, o kefir, a kombucha ou leites fermentados, por exemplo, e a outra é através da toma de suplementos, que encontra facilmente na farmácia.
O ideal é consumir pelo menos um alimento da lista por dia, sobretudo se estiver a fazer medicação com antibióticos, já que estes destroem a flora intestinal saudável.
Nota: probióticos não são os mesmos que prebióticos. Os prebióticos são um tipo de fibra alimentar que alimenta as bactérias benignas que habitam no nosso intestino.
Curiosidade: Sabia que 95% da Serotonina (neurotransmissor do bem estar) é produzida no intestino? A flora intestinal tem participação na comunicação entre o intestino e o sistema nervoso central. Quando há algum tipo de problema nesse diálogo, as informações transmitidas ao cérebro pela serotonina chegam de maneira distorcida. Os sintomas são impaciência e inquietação.
Concluindo, a saúde do nosso intestino é determinante para a saúde e bem estar de todo o nosso organismo. É de extrema importância ter a flora intestinal bem cuidada e regulada. É nesse sentido, que os probióticos e os prebióticos entram em cena.
Aconselhe-se com a nossa equipa! Existem muitas opções disponíveis na Farmácia Quintans!
Comments