A 17 de Maio, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial.
Este dia pretende alertar para a importância desta doença crónica, sendo considerada como a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo.
O que é a Hipertensão Arterial? A tensão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes das artérias. A tensão arterial elevada (hipertensão, HTA) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais (140 mmHg/ 90 mmHg).
Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, os doentes com hipertensão têm um maior risco de morte ou desenvolvimento de determinadas doenças, como a insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfarte agudo do miocárdio, insuficiência renal, perda gradual da visão, esclerose das artérias, entre outros. A adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir o aparecimento da doença e a sua detecção e acompanhamento precoces podem reduzir o risco de vir a padecer das doenças enunciadas.
Na Europa, a hipertensão arterial afecta sensivelmente 35-40% da população, em Portugal, estima-se que a prevalência da hipertensão arterial seja de 42,6% (entre os 18 e os 79 anos e 60% dos portugueses acima dos 65 anos sofre da doença).
O diagnóstico é feito através da medição dos valores de tensão arterial e pela verificação de que os mesmos estão acima do limite normais, em mais do que 2 medições.
Na maioria das vezes, não existe uma causa identificável, estando associada a hábitos de vida menos saudáveis, como:
Sedentarismo
Excesso de peso
Consumo excessivo de Sal, Açúcar ou Álcool
Stress
Tabagismo
Dieta rica em gorduras e pobre em fruta e legumes
Colesterol Elevado
A melhor forma de a prevenir e tratar é adotar estilos de vida saudáveis, como não fumar, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico regular, evitar consumo excessivo de álcool, controlar o peso.
Conte com a Farmácia Quintans para a deteção e controlo da sua Tensão Arterial.
Comments